Make your own free website on Tripod.com


Uma jovem mãe necessita de uma pessoa experiente e delicada para dar apoio e transmitir confiança. Precisa de alguém para cuidar dela com carinho e atenção nessa nova tarefa. 

As mulheres da família 

A própria mãe da nutriz ou outro parente próximo pode transmitir a confiança necessária. Caso não haja nenhum parente, outra pessoa deve dar o apoio. Se os parentes estimularem a mãe a usar leite artificial, ela precisa de ajuda para resistir. 

O marido 

Uma das melhores pessoas para auxiliar a nutriz é, sem dúvida, seu marido, se tiver disponibilidade. Ele pode ajudar de muitas maneiras. Pode dizer que quer que ela amamente e que sabe que o leite dela é o melhor alimento para a criança. 
 
 
 

 Figura 1. O marido pode encorajar sua mulher a amamentar 
 

Grupos de mães 

Outro apoio valioso para a nutriz é o de outras mulheres da comunidade, por exemplo, conselheiras de lactação ou grupos de mães ou amigas que amamentaram. Podem ser particularmente importantes para ajudar as mães a continuar amamentando após os primeiros meses. 

Apoio dos auxiliares de Saúde 

O apoio e o estímulo de auxiliares de Saúde são essenciais, especialmente para iniciar o aleitamento materno e para ajudar nos problemas precoces. Estão numa posição chave, tanto nas Maternidades quanto nos Centros de Saúde e Clínicas. Devem oferecer à nutriz orientação eficiente e atualizada, transmitida com simpatia e paciência. Devem assegurar a cada mãe que ela realmente pode amamentar. 

Auxiliares de Saúde que não agem dessa forma têm uma influência negativa na prática do aleitamento materno, podendo aumentar o desmame precoce. Todavia, aqueles que realmente dão às mulheres auxílio e apoio individual podem contribuir para o sucesso do aleitamento materno. Pesquisa recente sugere que este é um fator muito importante. 
 

página anterior