Make your own free website on Tripod.com

1.2 A AJUDA NECESSÁRIA PARA QUE AS MÃES AMAMENTEM COM SUCESSO 
 

Conselhos práticos 

A mulher, após o primeiro parto, pode estar insegura para amamentar. E a criança, embora possa sugar, talvez não consiga mamar em posição adequada. Tanto a mãe quanto o filho precisam de ajuda para aprender o que fazer. Colocar a criança para mamar é muito simples, quando a mãe sabe como fazer. Mas ela precisa saber. Se a criança não pegar corretamente a mama, podem surgir vários tipos de problemas. 

As mulheres também precisam de conselhos quanto ao número de mamadas e uso de outros alimentos ou líquidos; e problemas mais comuns, como, dor nos mamilos, dores nas mamas, pouco leite, muito leite, mamas “vazando”, etc. Novas mães precisam de alguém que saiba realmente o que fazer. 

Apoio psicológico 

Para amamentar com sucesso a mulher precisa se sentir confiante. Isto significa que: 
- ela precisa acreditar que pode amamentar; precisa saber que seu leite é tudo de que a criança necessita, e que suas mamas, qualquer que seja seu tamanho ou forma, produzirão leite adequado e em quantidade suficiente; 
- precisa saber que mudanças vão ocorrer em seu corpo. Então, compreenderá que o que sente é normal. 

Nas primeiras semanas após o parto, a mulher fica mais sensível e emotiva do que era antes. Isso aumenta sua capacidade de amar seu filho, mas também faz com que fique mais facilmente nervosa. Com freqüência tem muitas dúvidas sobre sua habilidade para cuidar da criança e facilmente segue os conselhos de outras pessoas. Se há uma pequena quantidade ou se alguém pergunta “Você tem certeza de que seu leite é suficiente?”, ela pode facilmente decidir abandonar o aleitamento materno. 
 
 

página anterior