Make your own free website on Tripod.com

O Reflexo de Deglutição
 

Se a boca da criança se enche de leite, ela engole. É importante notar que há um reflexo para auxiliar a criança a encontrar o mamilo e um reflexo para a sucção se o mamilo toca o seu palato. Mas não há reflexo para ajudar a criança a colocar o mamilo na boca. Isto ela precisa aprender a fazer com a ajuda da mãe. 

O Ato da Sucção 

É muito fácil entender o ato da sucção como duas ações: 

Observar dois pontos importantes: 

1. A sucção ajuda a puxar e manter o tecido mamário na boca da criança. Entretanto, a sucção por si só não retira o leite. 

2. Não deve haver atrito entre a pele do mamilo e a boca da criança.  

Para sugar eficientemente e conseguir leite, a criança precisa pegar uma quantidade suficiente da mama na boca de tal forma que possa pressionar com a língua os seios lactíferos. Algumas vezes, ela não consegue por si mesma. Tanto a criança quanto a mãe tem que aprender a fazer isso de forma correta. 

Terminando a Mamada 

Quando a criança consegue tirar o leite que quer, ela pára de sugar e solta o mamilo espontaneamente. Pode estar satisfeita ou pronta para sugar a outra mam. Algumas vezes ela adormece logo que pára de mamar. Não é necessário tirar a criança da mama nem interromper a mamada depois de um certo tempo. Algumas crianças mamam mais rapidamente e outras, menos. Deixe a criança decidir quando quer parar de mamar.
 

 

página anterior