Make your own free website on Tripod.com


Outros Efeitos da Ocitocina
 

A ocitocina faz com que o útero se contraia o que auxilia na eliminação da placenta. O aleitamento materno pode ajudar a parar o sangramento após o parto e reduzir o tempo em que a mulher perde os lóquios. No puerpério, a mãe pode sentir a contração do útero quando amamenta. A dor pode ser bem forte e é necessário informar que isto é normal e que desaparecerá. 
 
 

PARA AJUDAR A “DESCIDA” DO LEITE: SEJA DELICADO E COMPREENSIVO, AJUDE A MÃE A NÃO SE PREOCUPAR, ASSEGURE QUE ELA PODE AMAMENTAR
 

2.5 COMO O LEITE É PRODUZIDO 

Como o Leite “Desce” 

Nos primeiros dias depois do parto as mamas parecem vazias. Produz apenas pequena quantidade do primeiro leite ou colostro, que é amarelado. Após alguns dias, as mamas começam a ficar mais cheias e endurecidas. Começam a produzir uma grande quantidade de leite. Costuma-se dizer que o leite “desceu”. Às vezes, isso ocorre em dois dias. Outras leva quase uma semana. Se for permitido que a criança sugue sem horários rígidos, isto é, a todo o momento em que quiser, o leite descerá mais rapidamente. A esse método se dá o nome de livre demanda . 

Mantendo a Produção de Leite 

Após alguns dias, as mamas parecem menos cheias. Ficam flácidas novamente, embora continuem a produzir bastante leite. Algumas vezes, a nutriz pode pensar que seu leite secou. Talvez seja necessário esclarecer que isto não aconteceu. Se a criança continuar a sugar sempre que tiver fome, a mãe continuará a produzir bastante leite.
 
 

página anterior