Make your own free website on Tripod.com


Da mesma forma que a prolactina, a ocitocina é produzida quando os nervos do mamilo são estimulados pela sucção. A ocitocina é produzida na parte posterior da glândula pituitária e vai pela corrente sanguínea para as mamas. A ocitocina atua enquanto a criança está sugando e faz o leite “descer” para esta mamada. 

Essas etapas são o reflexo da ejeção do leite ou o reflexo da ocitocina. A criança não consegue quantidade suficiente de leite somente pela sucção. Precisa do reflexo de “descida” para ajudar. Se o reflexo não funcionar a criança não conseguirá leite suficiente. 

Ajudando e Inibindo o Reflexo da Ocitocina 

O reflexo da ocitocina é mais complicado do que o reflexo da prolactina. Os sentimentos, os pensamentos e as sensações da mãe podem afetar esse processo. Freqüentemente seus sentimentos ajudam, mas algumas vezes podem inibir o reflexo. 

Auxiliando a Ejeção 

A glândula de uma nutriz pode produzir ocitocina se pensar no filho com carinho ou se escutar seu choro. A seguir, ela sente a contração na mama e o leite pode “descer”. Suas mamas estão prontas para amamentar. 

Inibindo a “descida” do leite 

Qualquer desses sentimentos pode inibir o reflexo da “descida” do leite: 
- se a mãe está preocupada ou com medo por alguma razão; 
- se ela tem dor – especialmente se a amamentação for dolorosa; 
- se ela estiver envergonhada. 

Portanto, se a nutriz tem sentimentos positivos e confiança em sua capacidade de amamentar, o leite “desce” bom. Mas, se tem dúvidas, suas preocupações podem inibir a “descida” do leite.
 
 

página anterior