Custo 

As mães pobres talvez ao tenham possibilidades de comprar leite em quantidade suficiente para seus filhos. Podem dar poucas mamadas, colocar pouco leite ou pouco leite em pó em cada mamadeira. Podem substituir o leite por refeições diluídas de cereal. Crianças em aleitamento artificial freqüentemente apresentam desnutrição grave. 

3.7 ALEITAMENTO MATERNO PARCIAL E EXCLUSIVO 

Aleitamento materno exclusivo significa que a criança não recebe qualquer alimento ou líquido, apenas o leite materno – nem mesmo chupeta. Se receber vitaminas, pequenas quantidades de outros alimentos, goles de água ou suco, ela recebe aleitamento materno “quase exclusivo”. 

Aleitamento materno parcial significa que a criança recebe leite materno parte do dia, mas recebe também suplementos ou algumas mamadas de leite artificial. 

O método melhor e mais seguro para alimentar uma criança é o aleitamento materno exclusivo. Normalmente as crianças não precisam de mais nada, desde os primeiros dias de vida até os 4-6 meses de idade. Se receberem outros alimentos líquidos, mesmo em pequenas quantidades, ou se sugarem a chupeta, perdem algumas das vantagens do aleitamento materno. Podem apresentar diarréia ou alergias; as mães podem engravidar novamente. 

Entretanto, o aleitamento materno parcial é melhor do que não receber nenhum leite materno. 

3.8 O CUSTO DO ALEITAMENTO ARTIFICIAL 

Educadores em Saúde e conselheiros devem informar às mães: 

Estimule as mães a pensar nas dificuldades e no custo de muitos meses de aleitamento artificial. Se ela comprar uma ou outra lata espontaneamente a criança não crescerá bem. Alguns maridos trazem uma lata de leite em pó para suas esposas, logo que a criança nasce. Pensam que estão sendo gentis. Será que eles continuarão a dar dinheiro todo mês para comprar mais leite? Se a mãe precisar trabalhar para sustentar a família, deve pensar também no custo do aleitamento artificial. Quanto ela pode economizar se amamentar o maior tempo possível?
 
 

página anterior