Make your own free website on Tripod.com


A criança precisa tanto do leite do começo quanto do leite do fim para crescer e se desenvolver. É importante deixar que ela pare espontaneamente de mamar. A interrupção da mamada pode fazer com que receba pequena quantidade de leite do fim. 

3.5 O ALEITAMENTO MATERNO E OS MOVIMENTOS INTESTINAIS 

O número de evacuações de uma criança em aleitamento materno é muito variável, especialmente durante as primeiras semanas. 

Ela pode deixar de evacuar durante alguns dias. Isto NÃO é obstipação. Isto é um sinal de que o leite materno é um alimento perfeito. Ele é quase que totalmente absorvido pelo organismo de tal forma que sobre pouco resíduo. 

Crianças em aleitamento materno podem ter até 8 evacuações, freqüentes e amolecidas, por dia. Mas isto NÃO é diarréia. É importante saber reconhecer as diferenças entre as fezes amolecidas de uma criança que recebe leite materno e as fezes líquidas da diarréia. 

Não é comum crianças amamentadas apresentarem fezes endurecidas. Muitas se contorcem para evacuar. A verdadeira obstipação com fezes endurecidas é muito mais comum nas crianças em aleitamento artificial. 

3.6 AS DESVANTAGENS DO ALEITAMENTO ARTIFICIAL 

Contaminação 

Os leites artificiais estão freqüentemente contaminados com bactérias especialmente se a mãe usar mamadeira. Podem ser nocivos à criança muito antes do leite apresentar cheiro de azedo. Mamadeiras são difíceis de limpar e precisam ser fervidas depois de cada mamada. As bactérias crescem muito rapidamente nos leites artificiais, especialmente em mamadeiras que permanecem com resto de leite. 
 
 

página anterior