Make your own free website on Tripod.com


Contém mais anticorpos e mais células brancas que o leite maduro. Dá a primeira “imunização” para proteger a criança contra a maior parte das bactérias e vírus. 

O colostro é também rico em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança a se desenvolver. O fator de crescimento prepara o intestino para digerir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não digeridas. Se a criança recebe leite de vaca ou outro alimento antes de receber o colostro, estes alimentos podem lesar o intestino e causar alergias. 

O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes muito escuras). Isto ajuda a evitar a icterícia. 

Há algumas comunidades que não permitem que as crianças recebam colostro. Os auxiliares de Saúde devem discutir o valor de proteção do colostro e estimular a mudança dessa prática. 
 

 
O COLOSTRO É EXATAMENTE O QUE A CRIANÇA PRECISA
NOS PRIMEIROS DIAS
 

Leite Maduro 

Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda seu aspecto e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes de que a criança precisa para crescer. O leite maduro parece mais ralo que o leite de vaca, o que faz com que muitas mães pensem que seu leite é fraco. É importante esclarecer que esta aparência aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em climas muito quentes. 

Leite do Começo e Leite do Fim 

A composição do leite muda durante a mamada. 

Leite do Começo 

O leite do começo surge no início da mamada. Parece acinzentado e aguado. É rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água. 

Leite do Fim 

O leite do fim surge no final da mamada. Parece mais branco do que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais da metade da energia do leite materno. 

 

página anterior