Make your own free website on Tripod.com

Falta de apoio de outras mulheres
 

Nas sociedades tradicionais sempre existiram mulheres experientes próximo a uma jovem mãe para ajudar. Era sua própria mãe ou a mulher que ajudou a fazer o parto. Era alguém que ela conhecia e em quem confiava. Entretanto, nas sociedades modernas, especialmente nas cidades, com freqüência não há ajuda alguma para as mães. Algumas vezes, a jovem mãe tem a sogra, a própria mãe ou amigas por perto. Mas essas pessoas estimulam o uso de alimentação artificial, especialmente se usarem leite artificial para seus próprios filhos. 

Falta de apoio dos Serviços de Saúde 

O parto no hospital pode ser mais seguro tanto para a mãe quanto para o recém-nascido em muitos sentidos. Mas, as rotinas hospitalares em muitas maternidades favorecem a introdução precoce de suplementos ou o desmame, tão logo a mãe volte para casa. Com freqüência os auxiliares de Saúde nos Centros de Saúde ou em clínicas não sabem como orientar as mulheres sobre os problemas da amamentação. 

Pressões da vida moderna em zona urbana 

Há muitas pressões sobre as mulheres para que utilizem o leite artificial. Por exemplo: modismos; o que os vizinhos fazem; emprego remunerado; atitudes sociais que fazem com que as mulheres se sintam pouco à vontade para amamentar em público; propaganda de leites artificiais e a facilidade em comprar substitutos do leite materno. 
 
 

página anterior