Make your own free website on Tripod.com

CAPÍTULO UM
 
 
 
INTRODUÇÃO
  

1.1 PORQUE AS MÃES PRECISAM DE AJUDA 

Pode-se ouvir dizer “Amamentar é natural – por que então a mãe precisaria de ajuda?”. Algumas mulheres têm sorte e conseguem amamentar seus filhos sem nenhuma dificuldade. Entretanto, outras realmente necessitam de ajuda no início – especialmente com o primeiro filho, e, particularmente, se forem muito jovens. Inúmeras mulheres precisam de apoio para continuar a amamentar, principalmente se trabalham fora, ou se a criança chora muito. 

Um estudo recente no Quênia mostrou que atualmente muitas mulheres usam alimentação artificial, de um tipo ou outro, precocemente. O alimento pode ser leite de vaca, leites artificiais, cereais diluídos, água com açúcar ou, simplesmente, água. Esta prática é mais comum nas cidades, mas ocorrem em algum grau por todo o Quênia. Em algumas áreas é tradicional a utilização precoce de suplementos, especialmente se a criança chora muito. A maioria das mulheres continua a amamentar parcialmente e isso deve prevenir alguns dos mais nocivos efeitos do aleitamento artificial. Entretanto, a introdução precoce de suplementos é uma importante causa de diarréia e desmame. O resultado da disseminação do uso de suplementos sem supervisão é um número cada vez maior de mulheres que desmamam muito cedo. 

Ao se perguntar às mães as causas do desmame ou o porquê da introdução precoce de suplementos, as respostas são as mais diversas como: “Meu leite é pouco”, ou “A criança se recusou a sugar”. No entanto, embora elas próprias não saibam, essas não são as causas reais das dificuldades. As mulheres na realidade não têm falta de leite. Podem estar ansiosas e não confiantes de que o leite materno por si só seja suficiente para o seu filho. Talvez falte entusiasmo para realmente tentar. Algumas vezes, a criança não está sugando em boa posição. 

As verdadeiras causas de suas dificuldades são:
 
- falta de apoio de outras mulheres; 
- falte de apoio dos Serviços de Saúde; 
- pressões da vida moderna em zona urbana. 
 
 

SUMÁRIO