Make your own free website on Tripod.com

PORQUE A EMPRESA DEVE SE PREOCUPAR COM A SAÚDE DOS TRABALHADORES?

     Há várias razões para uma empresa se preocupar com a questão da SAÚDE DOS TRABALHADORES:             

DO PONTO DE VISTA EMPRESARIAL: A vantagem mais evidente do ponto de vista empresarial é a econômica. Com trabalhadores mais saudáveis e mais bem selecionados para a função que irão desempenhar, o retorno em produtividade se tornará mais garantido.

DO PONTO DE VISTA LEGAL: pelo fato do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde ocupacional) serem uma obrigação legal, deve-se levar em conta que o não cumprimento das normas acarretará em penalidades, aplicadas pela Delegacia Regional do Trabalho. A não realização dos exames médicos e de exames complementares (conforme a identificação dos riscos presentes na empresa) pode deixar  também a empresa vulnerável  a ações indenizatórias por parte de funcionários que tiveram agravo à sua saúde. Um exemplo que pode ser usado é o seguinte: a empresa A contrata um funcionário para trabalhar num ambiente em que há nível de ruído acima do limite aceitável: neste caso o funcionário deve ser submetido à uma audiometria no exame admissional para verificar se ele já possui alguma diminuição da audição.  Esse fato é importante porque se futuramente um empregado apresentar perda auditiva causada pelo ruído (PAIR) e entrar com uma ação trabalhista e cível contra a empresa  A,  ela terá meios de provar que o funcionário já apresentava lesões auditivas ( se a audiometria no exame admissional mostrasse perda auditiva, que poderia ter sido adquirida na empresa B, em que trabalhou em ambiente de ruído, sem proteção nenhuma).

DO PONTO DE VISTA HUMANÍSTICO: tem-se um ganho em saúde pública considerável, uma vez que por se tratar de população definida em área determinada, o controle médico se tornará mais eficiente pelo conhecimento mais aprofundado das condições do indivíduo. E uma vez sendo compulsório, o controle periódico traz um resultado muito mais eficiente na detecção de agravos à saúde em comparação com os métodos de revisão da população geral.

     A preocupação com a saúde dos trabalhadores fez surgir uma  nova especialidade médica: A MEDICINA DO TRABALHO.  É importante salientar que o seu enfoque primordial é a prevenção.