Make your own free website on Tripod.com

                    TIRA DÚVIDAS

     Nesta página você encontrará respostas a perguntas enviadas por internautas. Se, após você ter lido todas as perguntas e respostas,  continuar com dúvidas mande-me um e-mail.

Olá, meu nome é Marciana, tenho um bebê de 1 ano. E amamento ainda, só que ela não aceita outro tipo de leite nem no copo, nem na mamadeira. Tenho dó de tirar do peito, trabalho fora, mas nos fins de semana ela só quer mamar, não come comidinha salgada. Quais os benefícios da amamentação agora? Como eu procedo para o desmame? Será a hora ideal?
Estou aflita.... Não sei o que faço....

R: Em primeiro lugar, o mais importante é o equilíbrio alimentar, ou seja, além do leite materno (pode ser amamentada até os 3 anos) a criança deve ter alimentação variada. O que deve ser feito é diminuir a quantidade de mamadas: - eliminar as mamadas noturnas em primeiro lugar; - após 1 semana sem mamar à noite, começar a espaçar as mamadas diárias: tirar uma mamada por vez, com intervalo de 1 semana; - o ideal é que se chegue progressivamente ao seguinte horário alimentar: - 7-8 horas(manhã): leite materno; -meio da manhã: papa de frutas e/ou ovo; almoço: alimentação salgada, mais suco; - meio da tarde: leite materno( antes de mamar ao seio, oferecer num copinho leite de vaca, para ir acostumando a criança com o leite). Esta mamada da tarde pode posteriormente ser substituída por mingau ; - janta: alimentação salgada, com suco; - horário de dormir: leite materno. REGRAS GERAIS: manter intervalo de pelo menos 4 horas entre a mamada e a refeição salgada; não voltar atrás na conduta, ou seja, no momento que retirar uma mamada não voltar a dá-la daí a alguns dias (todo o esforço estará perdido). Para colocar estas medidas em prática é necessário ter persistência e ser enérgico ( a criança certamente durante alguns dias insistirá muito nos seus vícios alimentares - Não se esqueça que o que você está fazendo é para o bem do seu filho - o seu filho não tem idade suficiente para saber o que é melhor para ele).  No processo de desmame sempre as últimas mamadas a serem substituídas são as da hora de dormir e pela manhã.