Make your own free website on Tripod.com

      CHORO: O CHORO NORMAL E O EXCESSIVO 

     Ao lado de outras atividades  do recém-nascido, o choro é algo extremamente previsível, ou seja, faz parte do repertório comportamental do nenê. O choro é uma reação generalizada (em massa): o bebê atira sua cabeça para trás, curva suas costas, flete firmemente seus braços e esperneia, fica vermelho; no auge do choro fica alheio ao que lhe cerca.  Se o choro é prolongado costuma haver distensão da barriga e eliminação de gases: isso ocorre pela deglutição excessiva de ar durante o choro. A intensidade e a duração do choro são variáveis. Muitas crianças ficam roucas de tanto chorar. Mas, quais são as causas do choro: fome, fraldas sujas, sono, dor, desconforto térmico (frio ou calor), febre, necessidade de afeto (colo)... Frequentemente não é nenhuma dessas causas e o nenê se encontra inconsolável - é o que popularmente se chama de cólicas. A duração desse choro "inexplicável" é variável de criança para criança, mas considera-se normal que todo o nenê tenha esses episódios nos primeiros três ou quatro meses.O bebê "normal" teria o episódio de "cólica", geralmente,  no final do dia ou à noite e choraria  intensamente, digamos, durante 45 minutos a uma hora (falhariam todas as medidas para tentar acalmá-lo nestas crises); após este episódio costuma cair em sono repousador. O bebê chorão ou irriquieto apresenta crises de choro não-consoláveis  mais duradouras num horário habitual ou espalhadas durante  o dia ou à noite; nessa situação caracterizamos o bebê como tendo choro excessivo, sendo fonte de transtorno para a família toda - muitas vezes, a criança acaba sendo vítima de maus-tratos por parte dos que cuidam dela.

COMO AGIR QUANDO O NENÊ CHORA DEMAIS

- EM SE TRATANDO DE CHORO HABITUAL (DIÁRIO OU QUASE TODOS OS DIAS, NO MESMO HORÁRIO) NUM NENÊ SEM OUTROS SINTOMAS (PASSOU BEM O DIA, MAMANDO BEM , SEM FEBRE), pode-se proceder das seguintes maneiras:

- após ter-se verificado que não há nenhuma causa aparente para o choro, deixa-se o nenê no berço, para que ele se acalme sozinho. Os pais devem sair do recinto,  para que não irritem desnecessariamente com o choro do nenê. É fundamental manter a calma, já que a ansiedade e o nervosismo dos pais só acentuarão o choro. É a maneira mais acertada, já que não criará vícios no nenê. Pais muito inseguros dificilmente conseguirão agir desta maneira;
- Mas, se você preferir as maneiras tradicionais...

O inconveniente é que estas maneiras só criam vícios no nenê. O bebê, com o passar do tempo, certamente vai ficar mais exigente e o tempo de embalo para acalmá-lo será maior. O uso da chupeta é desaconselhado  pelos dentistas e pediatras, por confundir a sucção da criança ( já que a sucção ao seio materno é diferente da sucção na chupeta - pode levar a recusa de mamar ao seio ) e por trazer danos à oclusão dentária.

- NENÊ QUE ESTÁ CHORANDO HÁ HORAS, MAS QUE NÃO É HABITUAL QUE CHORE: verificar presença de outros sinais, como: febre, vômitos fora do habitual, passou o dia sem querer mamar, tumefação ( inchaço na região inguinal ou na bolsa escrotal, podendo indicar hérnia) - levar ao pediatra para avaliação.


VOLTA À PÁGINA ANTERIOR