Make your own free website on Tripod.com

    SEMANA FARROUPILHA

    20 de setembro - Dia do Gaúcho

    A semana farroupilha é um evento importante para os gaúchos. Começa com a cavalgada de gaúchos e prendas que transportam a chama crioula do local de origem até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Durante a semana farroupilha são realizados eventos típicos, como: almoços e jantares com a culinária gaúcha e apresentações artísticas de invernadas locais e regionais, culminando com bailes.

    São também realizados encontros regionais de prendras e escolha da nova patronagem (diretoria do CTG).O fechamento da semana é feito no dia 20 de setembro (feriado no Rio Grande do Sul), com o desfile gaúcho e a realização de uma missa crioula.

    CONCURSO DE PRENDAS

     Cada CTG organiza seus concursos de prendas, nas categorias mirim, juvenil e adulta. As vencedoras concorrem a prendas regionais. Finalmente, há o concurso de prendas a nível estadual, promovido pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Jaguari teve a felicidade de ter tido Helen Taschetto escolhida como 1º Prenda Estadual, categoria Adulta. O concurso de prendas engloba prova escrita, entrevista e prova artística.

  DEBUTE TRADICIONALISTA

     Anualmente, acontece a apresentação das prendinhas à sociedade. Trata-se de um dos eventos mais pomposos e mais prestigiados do CTG. Prendas da cidade e da região, acompanhadas de familiares e amigos, fazem sua estréia.Veja a sequência de fotos ilustrando o evento.