Make your own free website on Tripod.com

VIDA SAUDÁVEL X BELEZA

        Nos tempos atuais tem-se notado uma preocupação cada vez mais acentuada com a boa forma (fitness, em inglês). Há uma verdadeira corrida às academias de ginástica, uma preocupação com a ingesta alimentar (levando à proliferação de alimentos e refrigerantes dietéticos). Vêem-se cada vez mais adeptos das caminhadas. Somos bombardeados pela tv, jornais e revistas com conclusões científicas mal formuladas e apressadas das vantagens e desvantagens de certos alimentos e bebidas. Numa conclusão precipitada poderia ser dito que há uma preocupação crescente com uma vida mais saudável. Mas, será isso mesmo?
     Para se tirar uma conclusão a cerca de certos fatos é imprescindível que todas as faces envolvidas sejam analisadas. Continuando com nossas observações, verifica-se que houve uma massificação dos procedimentos de cirurgia plástica (lipoaspiração, implantação de silicone de tantos ml nos seios - mulheres turbinadas - e até na região peitoral dos homens) e de outros procedimentos cosméticos nem sempre comprovados cientificamente. Há um consumo ilegal de produtos anabolizantes (produtos que aumentam a massa muscular) e de anoréticos (substâncias que tiram o apetite) nocivos à saúde.
     Analisando as primeiras observações colocadas acima e agora estas últimas expostas, observa-se um culto crescente e exagerado à beleza. Os caminhos para que ela seja atingida podem ser os mais nefastos possíveis, mas muitos poderiam dizer que os fins justificam os meios. O que à primeira vista poderia ser visto como uma atitude do ser humano para ter uma vida mais saudável pode trazer prejuízos sérios à sua saúde. Só o bom senso, deixando-se de lado os exageros pode fazer com que uma vida saudável e a beleza não sejam antagônicos.