Make your own free website on Tripod.com

ALIMENTAÇÃO DE 1 A 6 ANOS

     Depois do 1º ano, a criança começa a desenvolver novas habilidades psicomotoras, manifestando interesse acentuado pelo ambiente ao seu redor. A comida começa a ter importância secundária. É aqui que começa a preocupação da mãe: Meu filho não quer comer ! Os pré-escolares exploram o mundo usando a visão, o olfato e o paladar. Portanto, não poderia ser diferente durante a alimentação: olham para os alimentos, pegam com as mãos, esmagam com os dedos. O que para os adultos é uma lambuzeira, para a criança é um prazer. Não devem ser castigados por isso.  


     É  normal a acriança aceitar um alimento num dia e rejeitá-lo no dia seguinte. Como a capacidade de concentração nessa idade é limitada, quando a criança está com fome se concentra nisso e come; por outro lado, quando estão saciados, acham muito divertido brincar com a colher e o prato do que comer. Não há motivo para se preocupar com isso.


                                         ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO

    Os alimentos, especialmente as verduras e os legumes, não devem ser disfarçados nas refeições com o objetivo de enganar as crianças. Elas gostam de refeições simples e com pouco tempero, como arroz, feijão, mandioca, massa e carne. Pratos sofisticados, com misturas de muitos sabores não estimulam a criança a comer bem. Por outro lado, o colorido e as formas atraentes estimulam as crianças a aceitar os alimentos. O tamanho das refeições deve ser moderado, já que a capacidade do estômago do pré-escolar é pequena.

VEJA EXEMPLOS DE CARDÁPIOS FESTA COLORIDA CUCA LEGAL MACARRÃO INSTANTÂNEO CAMARADA
UM POR TODOS E TODOS POR UM PURÊ NUTRITIVO PANQUECAS MAROTAS BARQUETAS
COMIDINHA DA VOVÓ NHOQUE MARCIANO LANCHE NA ESCOLA SORRISO

EVITE NA ALIMENTAÇÃO DE ROTINA DAS CRIANÇAS: refrigerantes, chicletes, balas, alimentos fritos e salgadinhos.