Make your own free website on Tripod.com

ALIMENTAÇÃO NO ESCOLAR

- Os escolares têm maior interesse na alimentação que os pré-escolares. Têm também curiosidade pelo preparo dos alimentos.
- São capazes de aceitar preparações mais requintadas e elaboradas. A alimentação deve ser semelhante à de toda a família.
- Deve-se respeitar a independência da criança dessa idade, principalmente na iniciativa de determinar a quantidade da alimentação. É importante estimulá-la a preparar seus próprios lanches, com alimentos nutritivos e naturais. No início, avalie como é a escolha dos alimentos e a quantidade que a criança está ingerindo e, aos poucos, deixe a decisão de preparar o lanche por conta da criança.
- Os doces, sorvetes e chocolates entram no cardápio como sobremesas e fazendo parte dos lanches. Os refrigerantes não devem ser habituais, mas, não são proibidos. Deve-se ensinar a criança a consumi-los de forma racional. Os sucos são sempre a melhor opção, sem muito açúcar.
- As saladas são importantes. Devem ser ingeridas pelo menos uma vez ao dia.
- Os sanduíches para ficarem mais saudáveis devem sempre ser preparados com um ou mais legumes, como: tomate, pepino, cenoura, alface e repolho. Podem substituir refeições desde que isso não seja frequente e que sejam preparados com alimentos saudáveis. Evite alimentos gordurosos no preparo.

VEJA EXEMPLOS DE CARDÁPIOS